O Fórum Nacional dos Diretores da Contabilidade e Finanças das Universidades Federais Brasileiras (FONDCF),   está realizando esta semana, na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a XXV Reunião Extraordinária.

A abertura do evento, ontem (11), contou com a participação do secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, o diretor da contabilidade da Universidade de Brasília (UnB), Tiago Mota, o pró-reitor de administração da UnB, Luis Afonso Bermudes, o pró-reitor de Planejamento, Administração da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e coordenador do Forplad, Tomás Santana, o subsecretário de modernização da gestão de finanças da Sefaz/RJ, Paulo Henrique Feijó e da representante da contabilidade pública do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, Gabriela Abreu.

No primeiro dia de reunião foi discutido o plano de cotas aplicado ao setor público, com palestras do subsecretário Paulo Feijó. Avaliação e mensuração do ativo imobilizado, foi o segundo tema com palestra do especialista em contabilidade pública e responsabilidade fiscal, Diogo Duarte Barbosa. Hoje (12), os participantes assistiram a uma palestra a respeito do relatório de gestão e normas do Tribunal de Contas da União (TCU), sobre prestação de contas anual, com o Diretor do SECEX/TCU da área de educação, Eduardo Favero.

Amanhã o evento segue com palestra de representantes da Subsecretaria de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional, Diego Boente, analista da Gerência de Normas e Procedimentos Contábeis (CCONF) e Liana Ferreira, analista chefe do Núcleo de Sistematização Contábil (CCONT), os dois tratarão do plano de contas aplicado ao setor público.

O encerramento das atividades acontece na sexta-feira (14), com apresentação do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) e palestra com Núcia Ferreira, da Secretaria de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação (MEC), que falará sobre o exercício financeiro de 2014 e abertura de 2015. Ela tratará também dos impactos do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público no SIAF.